Resumo semanal dos capítulos da Novela O Cravo e a Rosa dias 02 de setembro, 03 de setembro, 04 de setembro, 05 de setembro, 06 de setembro.

No capítulo 021, segunda-feira, 02 de setembro – Mimosa imagina um plano para salvar Bianca. Cornélio discute com a sogra e vai dormir no tapete. Petruchio recebe o cheque do vigarista. Lindinha deixa Januário tocar seus cabelos, mas oferece a crina do cavalo. Bianca quer saber por quem Edmundo está apaixonado. Diante da igreja, dois homens tentam arrastar Josefa para dentro de um carro, mas ela os põe para correr. Petruchio vai esfregar o cheque na cara de Catarina. Bianca é examinada pelo médico. Cornélio estranha porque Dinorá não acompanhou Josefa na igreja. Petruchio e Catarina quase se beijam, mas Serafim interrompe. O jornalista alterou o artigo que ela escreveu para a revista, deixando-a possessa. O caixa do banco declara que o cheque é roubado e Petruchio estremece. O médico reúne a família para contar que Bianca tem um sopro no coração, a mesma doença que matou a mãe. Bianca não pode ter emoções fortes nem fazer outra greve de fome. Batista desiste do convento, mas a ameaça com o hospital. Petruchio volta para casa de mãos vazias e culpa Calixto. Januário quer ir embora da fazenda porque acha que Petruchio está escondendo o dinheiro. Neca teme ficar sem emprego. Heitor sabe da doença de Bianca e quer vê-la. Bianca não entende o mistério em torno da sua doença. Heitor manda o vigarista descobrir quem tentou raptar sua mãe. Mimosa e Calixto se unem para juntar Catarina e Petruchio. Catarina fica sabendo que o casamento da sua mãe não foi feliz porque ela amava outro homem. Catarina decide se casar, para salvar Bianca.

No capítulo 022, terça-feira, 03 de setembro – Catarina impõe condições para haver casamento, mas confessa que ainda não escolheu o noivo. Bianca pula de alegria. Catarina anuncia que só vai se casar com quem a obedecer. Batista pensa numa maneira de mandar dinheiro para Joana. Januário que ir embora mas Petruchio pede que ele espere mais. Joaquim procura Petruchio para comprar a fazenda e declara sua raiva: foi Petruchio quem seduziu sua filha no passado. Petruchio nega ter desonrado a jovem, mas Joaquim se mantém irredutível e lhe dá um prazo para pensar. Petruchio não vê outra saída a não ser vender a fazenda. Heitor quer pagar Edmundo para escrever uma linda carta para Bianca. Edmundo não aceita o dinheiro, mas escreve a carta. Todos se reúnem para ouvir a decisão de Catarina, que resolve dar uma chance para o jornalista Serafim. Calixto insiste que Petruchio deve tentar uma nova chance com Catarina. Bianca tenta convencer a irmã que ela deve se casar com o fazendeiro. Cosme joga uma carteira recheada na porta de Joana, que encontra-a. Catarina pede que Serafim ensine-a a dirigir. Heitor quer ver a amada e Cornélio deve ajudá-lo, seguindo ordens de Dinorá. As crianças vibram com a aula de Catarina. Batista se esconde no jardim. Heitor e Bianca se beijam com amor. Dinorá sente Celso um pouco distante. Lourdes pede que Catarina jamais se case com o grosseirão. Fábio topa tirar a camisa e só. Petruchio decide ir ver Catarina e fazer da onça um tapete. Catarina começa a dirigir e Petruchio vê o carro se aproximar em sua direção.

No capítulo 023, quarta-feira, 04 de setembro – Ela breca no último instante, mas ainda derruba Petruchio. Catarina se desespera deixando transparecer os seus sentimentos. Petruchio é levado desmaiado para a mansão e se surpreende ao acordar e ver Catarina cuidando dele. Logo depois, os dois brigam. Cornélio está desconfiado de Dinorá e suas idas à igreja. Dalva pede que Candoca nada conte do passado para Celso. Cornélio banca o genro amantíssimo. Bianca começa a achar que está doente, mas a irmã nega. Fábio está desistindo da aposta, porque sentiu um comichão. Lourdes também sentiu comichão. Josefa manda Dinorá dar uns presentinhos para Celso. Calixto e Mimosa armam para que Catarina e Petruchio se encontrem na igreja. Calixto corteja Mimosa, que faz o sinal da cruz. Todos decidem ir com Petruchio para a cidade. Joaquim já planeja expulsar o fazendeiro um dia depois da venda. Joana devolveu a carteira pensando que era do dono do bar. Batista se enrola dando pistas que sabia da história. Joaquim quer pagar com cheque, mas Petruchio se recusa a receber. Joana nada conta ao marido que as crianças continuam tendo aulas. Serafim tenta beijar Catarina e leva um vaso na cabeça. Kiki mostra-se solidária com Petruchio e dá uma dica para que encontre Dinorá na igreja e pressione-a. Bianca arruma um jeito de levar Catarina à igreja. Batista fica furioso ao ver que a filha pegou o seu carro. Todos se encontram na igreja. Petruchio sai com Catarina de carro e garante amá-la. Pede-a em casamento mais uma vez.

No capítulo 024, quinta-feira, 05 de setembro – Catarina decide que vai se casar com quem for obediente às suas regras. Dinorá fica em pânico porque Kiki deu com a língua nos dentes. Joaquim aguarda Petruchio com um monte de notas e tem uma ataque ao pensar que o negócio furou. Serafim fica pasmo ao saber que Petruchio e Catarina saíram juntos. Josefa manda Dinorá dar uma jóia para Kiki. Catarina impõe as suas regras, a principal delas é ter quartos separados e ser mulher só no papel. Petruchio aceita. Todos brindam ao casamento. Lindinha, bem falsa, garante que vai ser a melhor amiga de Catarina. Kiki aceita a jóia e promete silêncio. Joaquim dá dinheiro para que Dinorá acabe com o casamento. Ela procura Petruchio e avisa que Catarina quer que ele puxe uma charrete. Petruchio pensa nos seus empregados e aceita a humilhação. Catarina acha que foi idéia dele e adora o passeio. Celso fica sabendo da chantagem de Kiki, e Dinorá quer terminar tudo com ele. Bianca briga com a irmã que adorou saber que vai ter um marido humilde e cordato. Calixto, Januário, Lindinha e Neca ficam revoltados, mas se emocionam ao saber que Petruchio fez por eles. Catarina convida Fátima para ser a dama de honra do casamento. Celso pressiona Kiki, que propõe conversar mais uma vez com Dinorá. Bárbara se choca ao ver os desenhos feitos por Raquel. Dalva vibra ao ser chamada para fazer o vestido da noiva. Cornélio estranha o nervosismo das mulheres da família. Petruchio garante a Calixto que depois de casar vai domar a fera.

No capítulo 025, sexta-feira, 06 de setembro – Batista tenta imaginar um jeito de impedir que Fátima seja a dama de Catarina. Bianca pede permissão para namorar Heitor; o pai concede desde que Mimosa vigie tudo. Candoca ainda ama Edmundo, mas garante à mãe que vai tentar ser feliz com Celso. Batista quer saber as novidades, mas Joana nada conta. Lindinha promete fazer Catarina comer o pão que o diabo amassou. Januário consegue beijar o joelho de sua amada. Joaquim culpa Serafim pelo fracasso de seus planos. Cornélio vê Celso saindo da igreja e Dinorá finge-se injuriada. Josefa aconselha-a a bancar a ciumenta. Rufino vai tentar seqüestrar Josefa no dia do casamento de Catarina. Edmundo sofre ao saber que Bianca ama Heitor pelas cartas que escreveu. Joana decide conversar com o marido. Batista briga ao saber que Joana contrariou as suas ordens, mas ela finca pé e garante que Fátima será a dama de honra. Catarina faz mil exigências para a casa nova: comida e ambiente à sua altura. Josefa se anima ao saber que Joaquim quer encontrá-la. A noiva insiste com o pai: quer um conversível de presente de casamento. Batista quer mandar fazer o terno de Petruchio e manda Mimosa providenciar uma roupa do fazendeiro. Joaquim está muito feliz porque sua filha Muriel Marcela escreveu uma carta e Josefa se interessa pelo assunto, embora mantenha um certo mistério. Calixto pega roupa do patrão. Edmundo quer ser atleta como Heitor. Batista divide o seu segredo com Cornélio,os dois vão até a igreja. Dinorá e Celso trocam beijos. Bianca recebe nova carta de amor. Edmundo acompanha Heitor nos treinos.